domingo, 14 de novembro de 2010

La Flama - Independència



Ver alguns dos canais de televisão catalães quase sempre traz uma surpresa. Neste caso com a volta a um assunto que não é novo, e com raízes profundas.

Não vão resolver-se divergências enquanto existir a desconfiança e preconceito que se pode observar no segundo vídeo, de baixo, de uma televisão regional de Madrid.



O catalão é uma língua românica, como o português, que se fala na região da Catalunha desde o séc. IX, é uma língua co-oficial do Estado espanhol, e é a língua oficial de Andorra. Foi proibida durante a ditadura de Franco (1939-1975), tal como todos os símbolos da identidade catalã. Hoje em dia é uma língua corrente na Catalunha, ilhas Baleares, Comunidade Valenciana (valenciano), algumas zonas de França (Rossilhão) e norte da Sardenha (Alghero).
É a língua veicular de diversos meios de comunicação social, meios educacionais e governo autónomo, existindo cursos de aprendizagem gratuitos.





Fonte da imagem: Wikipedia 

1 comentário:

  1. Adorei o mapa... muito elucidativo...
    Bom domingo ( o que falta...)

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal.