quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Catalunha não oficial

Ontem, dia 28, jogou a selecção da Catalunha contra as Honduras, naquela que é a única época permitida pela Federação Espanhola de Futebol, nestas alturas do Natal, para este tipo de jogos amistosos. Um bom jogo, em que a Catalunha, treinada por Johan Cruyff, venceu com à vontade por 4 - 0, com golos de Coro, Sérgio García e Bojan. No estádio olímpico de Monjuïc, em Barcelona, estiveram quase 30 mil adeptos  a puxar pela Catalana, e outros tantos a seguir a transmissão em directo pela rádio e televisão autónoma, TV3, líder de audiências nesta região. Também esteve presente o novo presidente da Generalitat (governo autónomo catalão), Artur Mas, que defendeu a oficialização da selecção catalã apesar de toda a pressão em contra da federação espanhola e do governo central.
Os convocados são sempre um primeiro cavalo de batalha, com os clubes a emprestarem, mas pouco, os jogadores acordam, na sua maioria jogar apenas meia parte, e muitos outros clubes do resto do estado espanhol não autorizam sequer os seus atletas a serem convocados.

Mais informação: jornal Sport (em castelhano).

O ambiente no estádio era amistoso e festivo, pois só podem aplaudir a selecção catalã uma vez por ano. Durante todo o jogo existe um sem parar de cantos, levantar bandeiras, fazer a onda, "e quem não salta é espanhol". Vêem-se muitas senyeras (bandeira oficial da Catalunha, usada em todas as cerimónias) e esteladas (bandeira independentista da Catalunha). No intervalo, a única tristeza. Pagar 3 euros por uma cerveja sem álcool, depois de estar numa fila que quem chega tenta "furar" por todos os lados. No final, aplausos, sorrisos, e a volta para casa com a sensação que, se tivesse pernas, esta selecció catalana podia ir longe.



2 comentários:

  1. Ah foi este jogo que foram ver... Então Bom Ano ( de novo ) 2011, muita saúde e boas energias!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. há mais fotos do Douro em www.maniadasfotos.blogspot.com

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal.