quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A língua portuguesa, o nosso maior bem?

Em Portugal, infelizmente, não existe uma "Academia da Língua Portuguesa" ou "Academia Portuguesa de Letras", mas apenas uma "classe de letras" da Academia das Ciências de Lisboa.

O Brasil, curiosamente, tem uma Academia Brasileira de Letras e um Museu da Língua Portuguesa, além da Biblioteca Digital, um portal gratuito com mais de setecentas obras em português.

Existem ainda alguns recursos disponíveis através da CPLP, a mesma instituição que decretou a data de 5 de Maio como "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura". Mas se é um passo, que é, não substitui todos os outros que precisam de ser dados.

Além de não termos uma Academia dedicada exclusivamente ao nosso maior bem (Fernando Pessoa reivindicava a língua portuguesa como sua pátria), gostamos de tropeçar nela, reduzi-la, desenrascar com neologismos.


Isto a propósito desta notícia do jornal Público:


Já se "focalizou" no português que anda a falar?


Nota final: 
Na Catalunha, onde vivo, existe uma defesa acérrima e uma promoção ampla da língua catalã, compreendida como identidade e valor, sendo uma das primeiras preocupações do governo autonómico: a educação num modelo de imersão linguística no catalão, a legendagem ou dobragem de cinema, edição livreira, cursos gratuitos, ou coisas tão simples como a rotulagem de produtos ou os menus de telemóveis e outros electrodomésticos. Isto para não se deixarem submergir pelo remoinho centralizador do castelhano e porque acreditam que a língua é, de verdade, um gene mais.

2 comentários:

  1. Eu até sinto arrepios às vezes... Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Irra até que enfim alguém se pronuncia.
    Desculpa a "explosão" mas parece que ninguém se parece (ou quer) aperceber disto,chegá-mos a um cúmulo tão grande que inclusivamente aqueles como eu que se apercebem da "imensa cretinice" que é o novo acordo ortográfico são chamados de xenófobos e racistas.......??????

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal.