segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mourinho e o populismo

Não existem muitas coisas que me enfureçam, mas esta mania dos jornais portugueses endeusarem Mourinho (e Ronaldo) já me irrita bastante. Primeiro porque Mourinho é uma pessoa que transpira antipatia, e não me interessa se é um personagem inventado por ele ou se é mesmo assim na vida real. É antipático, de maneiras grosseiras, e transmite prepotência. Mais, não honra os contratos que assina (o que aconteceu em Milão foi bastante redutor para o clube), o que o transforma num mercenário. Gosta de embarcar em cruzadas com a bandeira do clube pelo qual assina, pedinchando reforços até à exaustão e simplesmente não aposta, nem quer saber nada que implique a formação de atletas, não interessa a forma de jogar nem o espectáculo em si: pode ser o futebol mais desprezível e cinzento, mas ganhar 1-0 é o que interessa e nada mais.
Infelizmente os jornais portugueses embarcam no jogo, adulando este espécime, e nas suas habituais cópias dos artigos de jornais de referência madrilenos limam as arestas e insuflam as virtudes sem grande apreço ao rigor jornalístico.
Irrita-me. Com tantos bons portugueses que existem, proclamam ser apenas este chefe de milícia o venerável ídolo nacional. Muito provavelmente com a mesma justiça que culminou com a eleição de um Presidente de Conselho felizmente já falecido como melhor português de todos os tempos.

PS - Se ganha a bola de ouro, parabéns, mas o futebol não ganha nada de especial.

2 comentários:

  1. Como te compreendo! Mas somos dos poucos que não se deixam "acolitar" por esta personagem e seus troféus , esta noite lá vai ganhar mais um... de resto, a maioria dos portugueses admira a espécie, parece que é o que está a dar... Abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Pronto! Agora o homem falou em português , bem calculada a coisa, é por causa das ve fala zes que fala em espanholês e imita o inglês...e os portugueses ficaram eufóricos...

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal.