quarta-feira, 9 de março de 2011

Neve em vias de extinção?

No outro dia em conversa com uma amiga, enquanto estávamos na estação de esqui, ela comentava "temos de aproveitar, porque daqui a uns anos não sabemos se ainda podemos fazê-lo". E tem razão. O degelo, principalmente dos pólos, é demasiado evidente e levou, inclusive, a que fosse criada uma nova passagem marítima, permanente, no pólo norte, onde antes existia gelo, ligando o oceano atlântico ao oceano pacífico.

Com o aquecimento global os oceanos poderão elevar-se até 32 cm em 2050. Também as correntes marinhas, a salinidade, os ecossistemas e o clima em geral poderão ver-se afectados (e afectar-nos irreversivelmente). De uma forma simples, como comemos peixe e dependemos da agricultura para nos alimentarmos e alimentar outros animais, já se sabe onde poderá acabar este problema: subida vertiginosa do preço de bens de primeira necessidade e fome.

Como existem mais problemas no nosso dia a dia, em geral ninguém se preocupa em demasia. E os governos, que deveriam propor estratégias e buscar soluções com as empresas para que estas as implementassem, por um futuro mais verde e risonho, também não estão para aí virados. Por isso bem podemos esperar sentados, a ver o que acontece. E quando acontecer e nos lamentarmos, talvez nos arrependamos de porque não se fez nada antes.

Nesta página podem ver o recuo evidente das zonas glaciares:
http://www.nasa.gov/externalflash/globaliceviewer/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal.