quinta-feira, 14 de abril de 2011

14 de Abril de 1931

Foi nesta data que Francesc Macià, da varanda da Generalitat em Barcelona, proclamou a República Catalana. O líder do partido Esquerda Republicana (ainda hoje existente), dirige-se ao povo e aclama «la República catalana a l'espera que els altres pobles d'Espanya es constitueixin com a Repúbliques, per formar la Confederació Ibèrica». Os dias de negociações que se seguem evitam males maiores. É, então,  implantada a II República em todo o Estado Espanhol. Durará até ao final da Guerra Civil (1936-39), com a derrota dos republicanos. A vitória dos nacionalistas de Franco, em Abril de 1939, teve a grande ajuda dos regimes nazi alemão e fascista italiano. Seguiu-se um período de grande repressão, do qual as fossas comuns que ainda hoje continuam a ser descobertas, testemunham.

A República Catalana foi proclamada pelo menos em quatro momentos históricos:
 - 1640, por Pau Claris (sim, nós portugueses usufruímos, e muito, desta rebelião para podermos gritar de novo a nossa independência);
 - 1873, por Estalinau Figueres;
 - 1931, por Francesc Macià;
 - 1934, por Lluis Companys (fuzilado em 1940 pelas autoridades franquistas).








Bandeira da Catalunha, a senyera, 
com origem no séc. XI

1 comentário:

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal.