terça-feira, 27 de setembro de 2011

Festa do Porco e da Cerveja

No fim de semana passado estive(mos) em Manlleu, uma vila perto de Vic, no interior da Catalunha, na zona chamada Osona. Esta vila tem cerca de vinte mil habitantes, denomina-se a capital do rio Ter, e tem uma antiga fábrica de algodão transformada em Museu Industrial.

Esta festa centra-se na gastronomia, mas aproveita o evento para dar a conhecer muitas marcas de cerveja artesanal, algumas de altíssima qualidade, de produção local e de importação, ainda como oficinas de divulgação culinária e provas orientadas de cerveja.




 O espaço onde se desenrolam as actividades é ao lado do rio, perto do Museu, e normalmente existem actividades também no centro da vila, que este ano foram impossíveis de realizar por se estar a construir um estacionamento subterrâneo. O acesso ao recinto da Feira como todas as actividades eram livres e gratuitas.













Cerveja Ausesken, em honra ao antigo povo ibero que habitava a zona de Osona.















As cervejas artesanais distinguem-se das suas "irmãs" industriais de grande distribuição, primeiro pelo facto de não serem pasteurizadas nem filtradas, e depois por poderem sofrer uma nova fermentação em garrafa que provoca o aparecimento das borbulhas, e que dispensa a adição artificial de gás carbónico feita pelo método fabril.












Coca, uma espécie de pizza rectangular com diferentes ingredientes, doces ou salgados.












Aspecto do recinto da Festa, na zona alimentar.










Dois porcos inteiros a assarem a lenha, o cozinhado demora cerca de oito horas a ficar pronto e a carne vai sendo pincelada com tempero. O resultado é excelente e delicioso.






A Aula del Gust (Aula de Gosto), onde foram feitas demonstrações culinárias e existiram as diversas provas de cervejas, todas de âmbito gratuito.











Existiu uma diversidade muito grande de cervejas em exposição e venda, tanto para consumo imediato, ou seja fresquinhas, como para levar para casa.











 Elaboração de botifarras, uma espécie de salsichas frescas de origem catalã, que combina diversos tipos de recheios diferentes. Neste caso foi utilizada apenas a carne de porco temperada. Os porcos foram mortos dentro do recinto e todo o processo de transformação da carne pôde ser observado.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 2.5 Portugal.